Empresa

A empresa Besser Ocupacional foi criada em fevereiro de 2012, com o objetivo de oferecer um novo conceito em Engenharia de Segurança do Trabalho, voltado para a sustentabilidade e o conforto ambiental nas empresas. A idealizadora da empresa, a Arquiteta e Engenheira de Segurança do Trabalho Maria Júlia Campos Pedroso Gomes, procurou agregar seus conhecimentos em Arquitetura Sustentável e Iluminação às necessidades das empresas. Além do cumprimento de todas as Normas Regulamentadoras exigidas pelo Ministério do Trabalho e Emprego, para a melhoria da qualidade de vida dos trabalhadores e prevenção de acidentes, a Besser Ocupacional tem como diferencial a preocupação com o conforto ambiental nos ambientes de trabalho.

Desta forma, são analisadas as possíveis melhorias na insolação e ventilação do edifício, nos revestimentos, pisos, formas, cores e texturas, bem como a posição e o tipo de iluminação artificial existente, com o objetivo de melhorar o conforto das pessoas e reduzir o consumo de energia elétrica no local.
Buscamos cumprir todas as exigências do governo quanto à segurança do trabalhador, com treinamentos de conscientização, programas de prevenção (PPRA, PCMAT, PGR, etc), laudos técnicos (LTCAT, laudos de insalubridade, etc), assessoria técnica em perícias judiciais e diversos tipos de avaliações ambientais realizadas com aparelhos específicos, todos calibrados e em conformidade com as especificações das normas (ABNT).

De acordo com os laudos emitidos, podemos oferecer também o Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP), exigido pelo INSS em casos de demissões e aposentadorias, ou a qualquer momento que o funcionário o solicitar.
Temos convênio com laboratórios de análises ambientais para avaliações especiais (avaliação de produtos químicos, poeira, etc), em todo o território nacional.
Trabalhamos em conjunto com algumas clínicas especializadas em Medicina do Trabalho, Fonoaudiologia, Espirometria, Laboratórios de Análises Clínicas, Psicologia do Trabalho e Fisioterapia do Trabalho (Ergonomia), para cumprimento de outras Normas Regulamentadoras, específicas da área de saúde.

Estamos em sede própria, à Av. Dr. Delfim Moreira nº. 1435 na região central de São Sebastião do Paraíso (MG), com estrutura destinada a palestras e treinamentos para até 42 pessoas, por turma.                       

Contate-nos! Será um prazer atendê-lo.

NOSSA MISSÃO
Promover ações efetivas em Segurança do Trabalho,  capacitação  profissional  e  organização corporativa, visando à proteção dos colaboradores e o respaldo legal aos empregadores, nossos clientes.

NOSSA VISÃO
- Ser referência na prestação de serviços em Engenharia de Segurança do Trabalho:
- Pela qualidade dos serviços
- Pelos Valores éticos
- Pela responsabilidade social
- Pela preocupação ecológica e desenvolvimento sustentável
- Pela modernidade dos hardwares e softwares utilizados
- Pela segurança na resolução de problemas.
- Pelos equipamentos de última geração utilizados pelos nossos técnicos.
- Pela valorização e treinamento dos funcionários.

NOSSOS VALORES
- Comprometimento – Cumprir tudo a que se pro- põe a fazer. Preocupar-se sinceramente em agregar valor à empresa contratante. Ser alguém com quem se pode contar.
Espírito empreendedor – Ser proativo, antecipando-se às necessidades dos clientes. Ter iniciativa para resolver problemas, com bom senso e responsabilidade. Entrar em ação. Otimizar o tempo. Buscar sempre o aperfeiçoamento. Encarar mudanças como oportunidades de melhoria contínua.
Ética – Agir com honestidade e transparência em todas as relações comerciais e pessoais. Evitar qualquer comportamento ou ação que prejudique colegas de trabalho, parceiros, clientes ou comunidade em geral.
Excelência no atendimento -  Atender os clientes com eficiência plena, cortesia, respeito, dedicação e simpatia. Identificar rapidamente suas necessidades e atendê-las. Agir com serenidade e honestidade na administração de conflitos. Usar linguagem clara e objetiva. Superar a expectativa do cliente. Tornar o cliente um fã incondicional da BESSER.
-
 Excelência Técnica – Dedicar-se ao aprendizado contínuo e à obtenção de conhecimentos e de habilidades  que  possibilitem  atingir  a  excelência  em tudo que se faz. Ser capaz de tratar as questões com profundidade e abrangência, evitando o retrabalho e o desperdício de recursos.

Empresas Sustentáveis
A sustentabilidade nas empresas é composta por um conjunto de ações realizadas, visando o respeito ao meio ambiente e o desenvolvimento sustentável da sociedade. A empresa deve, portanto, adotar atitudes éticas, práticas que visem seu desenvolvimento econômico (saúde financeira), sem agredir o meio ambiente e contribuir para o desenvolvimento da sociedade em geral.

Vantagens
A sustentabilidade empresarial muda, de forma positiva, a sua imagem junto aos consumidores e comunidade em geral.
Há economia e redução de custos de produção, através de reciclagem, reutilização da água, reaproveitamento de sobras de matéria prima e medidas de economia de energia elétrica.

Melhoria nas condições ambientais do planeta, garantindo qualidade de vida para as futuras gerações.
Satisfação dos funcionários e colaboradores em trabalhar em empresa sustentável.
Valorização das ações em bolsas de valores. A Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa), por exemplo, criou um Índice de sustentabilidade Empresaria (ISE), visando esclarecer os investidores sobre como estas corporações estão adotando práticas de desenvolvimento sustentável, como diferencial na compra de ações.

Obs: Vale lembrar que sustentabilidade empresarial não visa somente o marketing, aproveitando a chamada “onda ambiental”. As práticas adotadas por uma empresa devem apresentar resultados práticos e significativos para o meio ambiente e a sociedade como um todo.

Como as empresas podem ser sustentáveis?

a) Uso de sistemas de tratamento e reaproveitamento da água.
b) Uso racional da água e da energia elétrica. 
c) Reciclagem do lixo sólido.
d) Reutilização de sobras de matéria-prima.
e) Criação de projetos educacionais voltados para a preservação do meio ambiente.
f) Adoção de projetos que visem o desenvolvimento educacional e cultural da comunidade em que a empresa está inserida.
g) Uso de materiais recicláveis para a confecção de embalagens dos produtos.
h) Uso de sacolas biodegradáveis (caso de supermercados, por exemplo).
i) Uso de filtros que retém os poluentes emitidos em determinadas fases da produção industrial.
j) Não descartar esgoto ou resíduos químicos em rios, córregos ou lagos.
k) Não poluir o solo com produtos químicos ou qualquer outro material poluente.
l) Não utilização, em hipótese alguma, de trabalho infantil, forçado ou escravo.
m) Respeito total às leis ambientais do país.
n) Não adotar práticas que visem tirar vantagens em concorrências públicas. A empresa sustentável não deve aderir, em hipótese alguma, a esquemas de corrupção. Vale lembrar que recursos públicos desviados em corrupção significam menos investimentos em áreas essenciais para a população (saúde, educação, transportes, lazer e etc.).
o) Uso nos processos de produção, quando possível, de fontes de energia limpa e renovável.
p) Não utilização de formas de discriminação (raça, cor, religião, opção sexual, etc.) nos processos de seleção de funcionários. Uso de formas justas, respeitando os princípios de igualdade de direitos no processo seletivo.
q) Respeito às leis trabalhistas do país, fazendo o pagamento de forma justa e garantindo todos os direitos dos trabalhadores.
r) Uso de práticas de produção que garantam a total segurança dos funcionários no ambiente de trabalho.
s) Produção de mercadorias e prestação de serviços que não coloquem em risco a saúde e a segurança física ou psicológica dos consumidores.
t) Uso de contratos com consumidores e outras empresas que sejam claros, objetivos e justos.
u) Fornecimento de um sistema de atendimento ao consumidor (SAC) eficiente.
v) Informar de forma adequada os consumidores a respeito das características dos produtos que vendem ou dos serviços que prestam. Além disso, é importante que a empresa oriente seus consumidores a respeito do descarte das embalagens, produtos com validade vencida ou que não serão mais utilizados por qualquer outro motivo.
w) Adoção, quando for o caso, do sistema de logística reversa. Este sistema procura evitar que determinados produtos sejam descartados no meio ambiente. Empresas fabricantes de pneus, pilhas, baterias, medicamente e outros produtos que possam poluir o meio ambiente devem utilizar este processo.

Como a Besser Ocupacional busca a Sustentabilidade?
A Besser tem como MISSÃO:
“Assessorar as empresas no cumprimento de todas as exigências do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), quanto à segurança do trabalhador, elaborando programas de prevenção de acidentes, para que o ambiente de trabalho seja saudável, adequado às Normas e para resguardar o empregador nas eventuais fiscalizações”.

Com relação ao meio ambiente:

a) Buscamos o uso racional da água (conscientização de funcionários e clientes) e da energia elétrica (100% de lâmpadas de LED no ambiente de trabalho).
b) Realizamos a separação de lixo sólido, em recipientes diversos.
c) Utilizamos 100% de material reciclado na emissão de documentos, entre papéis, pastas, embalagens e impressora ecológica (à cera, sem resíduos).
d) Conscientização de funcionários e clientes para o descarte de material eletrônico, pilhas, lâmpadas, óleos e embalagens de produtos químicos.
e) Conscientização de funcionários para a economia de papel, utilizando sempre que possível os meios eletrônicos para a comunicação e arquivamento de dados.

Quanto à responsabilidade social:

a) Enviamos resíduos sólidos para empresas de reciclagem, como papel, plástico e metal, contribuindo para a geração de empregos indiretos.
b) Buscamos informar, através de folders, redes sociais e palestras, sobre a importância da preservação do meio-ambiente.
c) Criação do Projeto Farol que visa, através da distribuição de livros de Literatura Nacional recebidos em doação, despertar o hábito da leitura na comunidade local. Os livros são deixados em bancos de praças, pontos de ônibus, para que as pessoas os encontre e, seguindo informações coladas na capa, os repassem da mesma forma, ao final da leitura. Contribuímos, assim, para o crescimento cultural da nossa cidade.
d) Não adotamos a discriminação de pessoas no ambiente de trabalho, seja pela opção sexual, cor da pele ou religião.
e) Temos respeito às leis trabalhistas do país, fazendo o pagamento de forma justa e garantindo todos os direitos dos trabalhadores.
f) Garantimos a total segurança dos funcionários no ambiente de trabalho.
g) Garantimos a prestação de serviços que não coloquem em risco a saúde e a segurança física ou psicológica dos clientes.
h) Elaboramos contratos junto a clientes e outras empresas que sejam claros, objetivos e justos.
i) Cumprimos todas as leis federais, estaduais e municipais, emitindo notas ficais para 100% dos serviços prestados.
j) Buscamos clientes e empresas fornecedoras idôneas, que também tenham preocupação com o meio-ambiente, responsabilidade social e saúde financeira do seu empreendimento.